SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número30Alocação do tempo para estudo e desempenho no vestibular: evidências a partir da Universidade Federal da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SILVA, Sidney Reinaldo. Os desafios do ensino frente à tradição iluminista. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, vol.15, n.30, pp.163-178. ISSN 0103-6831.

O resgate teórico da relação entre instrução e civilização proposta pelos Enciclopedistas, na segunda metade do século XVIII, tem muito a contribuir para com o atual debate entre as concepções liberais e comunitárias da educação. Para Condorcet, que estava ligado àquele movimento filosófico, a civilização constitui-se em uma ampla perspectiva cultural capaz de sobrepujar as diferenças mais profundas entre os povos e de impor um padrão homogêneo ao modo de ser das nações. Assim, civilizar é também formar a razão e a moral dos povos. Sujeita a perfectibilidade, a humanidade estaria condenada a manter-se progredindo ou a perder suas conquistas. Portanto, a civilização, embora seja a expressão maior do progresso do espírito humano, estaria sempre ameaçada pela barbárie. O progresso resultaria da necessidade de superação racional das tradições dos povos.  A civilização seria um critério de avaliação.

Palavras-chave : Educação; Civilização; Tradição; Modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )