SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29Avaliação formativa: ensaio de uma arqueologia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

DEPRESBITERIS, Léa. Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, n.29, pp.05-48. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas idéias a respeito do papel dos instrumentos e critérios, fatores essenciais na avaliação da aprendizagem e na avaliação de impactos em programas de capacitação profissional. Entretanto, essas avaliações não podem ser realizadas apenas com o emprego de provas escritas. Também são essenciais as tarefas contextualizadas e por isso os instrumentos e os critérios assumem uma importância vital e não devem ser vistos de forma aleatória. Por outro lado, a intenção de verificar a seqüência de uma ação de formação, os impactos produzidos no profissional e no ambiente de trabalho exige algumas condições além dos instrumentos e critérios. Deve-se pensar no planejamento das ações de formação, com a possibilidade de diálogo entre os participantes e os responsáveis pelos recursos humanos. Isso exige uma forte integração entre todos para situar a formação e a avaliação no “coração” das atividades das instituições, como formas de aperfeiçoamento das características individuais e da coletividade. Esperamos que este artigo cumpra seu papel de estimular a reflexão a respeito de como melhorar nossas práticas de avaliação da aprendizagem em programas de formação de modo a adequar os procedimentos metodológicos à realidade que enfrentamos.

Keywords : Avaliação; Impactos; Instrumentos; Aprendizagem; Programas De Capacitação Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )