SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Inclusão social e acesso às universidades públicas: o programa “Professores do Terceiro Milênio”Demanda por ensino superior: o caso da Universidade Federal da Bahia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

COSTA, Sérgio Roberto  y  PEREIRA, Ana Paula Marques Sampaio. O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, n.29, pp.87-110. ISSN 0103-6831.

O objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com  diversos graus de letramento -  de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a  própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude.

Palabras clave : Lingüística; Preconceito; Internet; Escrita.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )