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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

COSTA, Sérgio Roberto  e  PEREIRA, Ana Paula Marques Sampaio. O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociais. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, n.29, pp.87-110. ISSN 0103-6831.

O objetivo deste texto é analisar e interpretar os conceitos e preconceitos lingüístico-gramaticais, culturais e sociais que perpassam o discurso construído por “representantes” - com  diversos graus de letramento -  de várias esferas sociais e institucionais (mídia, escola, família etc.), ao julgarem socialmente, e não lingüisticamente, os chamados “erros gramaticais” como “crimes de lesa-pátria”. Também o discurso produzido pelos adolescentes entrevistados em pesquisa sobre construção/produção da escrita na internet e na escola deixa entrever julgamentos semelhantes, tanto ao reproduzir a opinião da escola quanto a  própria, refletindo uma educação que tem efeitos deletérios, tanto nas relações sociais quanto nas educacionais, principalmente na educação lingüística que é oferecida a nossa infância e juventude.

Palavras-chave : Lingüística; Preconceito; Internet; Escrita.

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