SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue29O teclar e o escrever: conceitos e preconceitos lingüísticos, culturais e sociaisAvaliação de cursos pelos alunos: considerações author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

AVENA, Cláudio Pondé. Demanda por ensino superior: o caso da Universidade Federal da Bahia. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, n.29, pp.111-136. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta uma metodologia inovadora para estimação da demanda por educação. Além disso, ele estima, em seção transversal, as demandas agregadas pelos cursos existentes na UFBa a partir da base de dados do Vestibular para os anos de 1993 a 2001(exceto os anos de 1996, 1999 e 2000). Para isto, desenvolvem-se modelos de estimação do custo de oportunidade e de renda vitalícia do aluno. Esta última pode ser interpretada como o estoque de capital humano do indivíduo com educação superior na Região Metropolitana de Salvador. Os modelos estimados apresentam um poder de explicação excepcionalmente alto, com especial destaque para a renda vitalícia, que explica mais de 80% da variabilidade da demanda. Isto demonstra a viabilidade de se utilizar o número de matrículas como proxy para o estoque de capital humano em modelos de crescimento econômico, como é usual na literatura de growth accounting. Outros resultados são apresentados, como as elasticidades da demanda e a taxa marginal de substituição entre o custo de oportunidade e a renda vitalícia.

Keywords : Economia Da Educação; Educação E Trabalho; Demanda Por Ensino Superior; Capital Humano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )