SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Avaliação da aprendizagem: o portfólio como auxiliar na construção de um profissional reflexivoAvaliação educacional e a Fundação Carlos Chagas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

PEREIRA, Lucia Cavichioli  e  SOUZA, Nadia Aparecida De. Concepção e prática de avaliação: um confronto necessário no ensino médio. Est. Aval. Educ. [online]. 2004, n.29, pp.191-208. ISSN 0103-6831.

A preocupação central desta pesquisa - um estudo de caso - foi compreender mais profundamente os paradoxos presentes na avaliação da aprendizagem, considerados a partir de uma análise das concepções que sustentam o cotidiano escolar, das diretrizes e políticas educacionais que orientam o Ensino Médio e das transformações decorrentes de uma estruturação por ciclo. O estudo possibilitou determinar que as propostas, ora implementadas, não se traduzem em horizontes promissores para amenizar a seletividade a que ainda está submetida a população de adolescentes e jovens que freqüentam o Ensino Médio. A avaliação, concebida como mecanismo de controle, apresenta características que desqualificam qualquer potencial transformador, efetivando-se enquanto prática classificatória, realizada com a finalidade de verificação de conteúdos e utilizando técnicas e instrumentos que não asseguram a compreensão do processo de aprendizagem vivenciado pelo aluno. A avaliação desvinculada do processo educativo não cumpre sua função transformadora e tampouco contribui para redimensionar o pensar e o fazer pedagógico. A falta de consistência teórica dos professores, aliada às políticas educacionais equivocadas, têm contribuído para a manutenção desta realidade. Portanto, compreender mais profundamente a natureza da relação ensinar-aprender-avaliar constitui processo fundamental para o reencaminhamento de uma escola promotora do conhecimento e da aprendizagem de todos.

Palavras-chave : Avaliação Da Aprendizagem; Ensino Médio; Concepção E Ação Docente; Organização Por Ciclos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )