SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31A Avaliação Educacional como objeto de recomendações internacionaisSaeb e Qualidade de Ensino: algumas questões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

GOUVEIA, Andréa Barbosa et al. Trajetória da Avaliação da Educação Superior no Brasil: singularidades e contradições (1983-2004). Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.31, pp.101-132. ISSN 0103-6831.

Este artigo recupera a trajetória da avaliação externa de cursos de graduação no Brasil nas últimas duas décadas e tem como objetivo identificar os mecanismos utilizados pelo Ministério da Educação para a construção do sistema nacional de avaliação da educação superior. Para isso, recorre à análise dos processos de formulação das propostas e das experiências de avaliação implantadas no Brasil, revisitando o debate dos anos 1980 com a discussão e apresentação do Programa de Avaliação da Reforma Universitária (Paru), do Grupo de Estudos da Reforma da Educação Superior (Geres) e do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), e formulando uma interpretação do Exame Nacional de Cursos - “Provão” (1995-2003) e dos desafios postos ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), implantado em 2004. O resgate desse debate permitiu observar, por um lado, que a questão da avaliação é um tema antigo no Brasil e, por outro, que os debates em torno dele são marcados por disputas entre uma concepção de avaliação regulatória, que valoriza o produto das avaliações com vistas à constituição de uma racionalidade típica do mercado, e uma concepção de avaliação formativa, que valoriza o processo de avaliação com vistas ao fortalecimento da função social das instituições de ensino superior a partir de sua missão.

Palabras clave : Política Educacional; Avaliação; Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )