SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número31Trajetória da Avaliação da Educação Superior no Brasil: singularidades e contradições (1983-2004)Acesso à Universidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BAUER, Adriana  y  SILVA, Vandré Gomes Da. Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.31, pp.133-152. ISSN 0103-6831.

Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade que permeia o Sistema de Avaliação da Educação Básica  (Saeb) a partir de duas perspectivas: os Parâmetros Curriculares Nacionais que o subsidiam e a discussão a propósito da disseminação de resultados e seus eventuais impactos. Em um primeiro momento procura-se  problematizar o uso dos PCN´s como fundamento da construção das Matrizes Curriculares dessa avaliação, relacionando-os com o debate acerca de suas repercussões na prática escolar e, conseqüentemente, na qualidade do ensino. Nesse sentido, pondera-se sobre a questão dos usos dos resultados da avaliação e a necessidade de uma melhor definição de seus interlocutores. Por fim, procura-se esclarecer e problematizar o sentido e o significado da qualidade de ensino que o Saeb pretende medir.

Palabras clave : Saeb; Qualidade De Ensino; Parâmetros Curriculares Nacionais; Sistema De Avaliação; Políticas Educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )