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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

DEPRESBITERIS, Léa. Auto-Avaliação das Instituições de Ensino Superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.32, pp.07-24. ISSN 0103-6831.

Este artigo pretende convidar você a refletir sobre a avaliação das instituições de ensino superior, sobretudo a etapa de auto-avaliação. Do latim actus, que significa movimento, impulso, ação, a auto-avaliação pode ser vista como um movimento para dentro, uma ação de compreensão de como somos para nos auto-regularmos, ou seja, melhorar nosso interior. Aplicada às instituições de ensino superior, a auto-avaliação exige, além dessa viagem interna, a  agregação do “olhar” externo, imprescindível para uma análise multivariada, que considere várias fontes de informação, diversos critérios e indicadores com base em sua missão, políticas, infra-estrutura, planejamento e avaliação, responsabilidade social e outras dimensões importantes. Neste artigo, sugerem-se algumas premissas para a auto-avaliação institucional, destacando-se uma dimensão ética fundamental que, de acordo como Morin (2003), é a auto-ética. Com base nesse estudioso, o artigo discorre, ainda,  sobre a idéia de que: “Para se reconciliar consigo, é preciso primeiro brigar consigo. É preciso distanciar-se de si mesmo para se encontrar”.

Palavras-chave : Avaliação; Instituições De Ensino Superior; Auto-Regulação; Auto-Ética.

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