SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número32Auto-Avaliação das Instituições de Ensino SuperiorAvaliação de Programas Educacionais: duas questões índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SIMOES, Maria De Fátima  y  FERRAO, Maria Eugénia. Competência percebida e desempenho escolar em matemática. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.32, pp.25-42. ISSN 0103-6831.

A competência percebida é um conceito muito pesquisado no âmbito educacional. O seu interesse deriva da sua influência num vasto conjunto de variáveis das quais se destacam aquelas que motivam os indivíduos para a ação, especialmente quando destes depende a execução de tarefas com sucesso. Já existe algum consenso entre os pesquisadores sobre a idéia de que quando os alunos demonstram uma competência percebida ajustada as suas características pessoais e sociais estarão também melhor adaptadas, independentemente do nível de realização ou da capacidade individual. Com efeito, nesse caso, a competência percebida interfere na motivação, levando os indivíduos a prosseguir com os seus objetivos. No decorrer deste artigo explora-se a relação da competência pessoal percebida com o desempenho escolar em Matemática, para identificar grupos de risco. Um modelo de regressão múltipla é aplicado à subamostra de dados do Saeb, selecionados em 2001 no Rio de Janeiro, referentes à 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e à 3ª série do Ensino Médio. Controlando por sexo, defasagem idade-série, motivação para estudar Matemática, raça e nível socioeconômico, as estimativas obtidas mostram a associação entre a competência percebida e o desempenho em Matemática. Um modelo logístico permite identificar grupos de risco na avaliação da competência.

Palabras clave : Competência Percebida; Desempenho Em Matemática; Saeb; Modelos De Regressão Linear.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )