SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue32Competência percebida e desempenho escolar em matemáticaAvaliação de Competências: o aperfeiçoamento profissional na área de enfermagem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.32, pp.43-56. ISSN 0103-6831.

O problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto  propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação  é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake  (1973)  e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação.

Keywords : Avaliação; Avaliação Educacional; Avaliação De Programas; Avaliação De Projetos; Modelos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )