SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número32Competência percebida e desempenho escolar em matemáticaAvaliação de Competências: o aperfeiçoamento profissional na área de enfermagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação de Programas Educacionais: duas questões. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.32, pp.43-56. ISSN 0103-6831.

O problema da avaliação de programas é colocado em relação ao tardio desenvolvimento da avaliação educacional no Brasil. O texto  propõe basicamente duas indagações: uma, ligada ao processo de avaliação em geral; outra, relacionada com a estrutura de uma avaliação de programas. Inicialmente, por ser um trabalho de equipe, a avaliação  é vista segundo uma perspectiva democrática e realça a função aglutinante do avaliador em um trabalho de equipe. O texto reconhece a existência de inúmeros modelos de avaliação; centra, porém, o seu desenvolvimento no pensamento de Robert L. Stake  (1973)  e considera em detalhes a importância de atender à diversidade dos interesses de todas e quaisquer pessoas envolvidas ou afetadas pela avaliação.

Palabras clave : Avaliação; Avaliação Educacional; Avaliação De Programas; Avaliação De Projetos; Modelos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )