SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número32Avaliação de Programas Educacionais: duas questõesAnálise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4ª série avaliada no Proeb/Simave 2001 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SOUZA, Nadia Aparecida De. Avaliação de Competências: o aperfeiçoamento profissional na área de enfermagem. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.32, pp.57-80. ISSN 0103-6831.

A formação de competência pressupõe um trabalho diferenciado no interior das instituições de ensino, principalmente porque se faz necessário desenvolver a capacidade de mobilização dos saberes para a resolução de problemas e para o enfrentamento de imprevistos nas situações laborais, demandando, em conseqüência, uma avaliação exercitada em uma perspectiva de acompanhamento e aperfeiçoamento dos processos de formação, que assegure a superação de dificuldades, a conquista de novas aprendizagens, a ampliação da capacidade de reflexão. O presente estudo, utilizando-se de pesquisa bibliográfica, objetivou analisar e refletir sobre as transformações necessárias à avaliação da aprendizagem em decorrência da proposição de um ensino para a formação de competências no contexto da formação profissional de auxiliares e técnicos de enfermagem, em nível médio, pelo Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem - Profae.

Palavras-chave : Avaliação Da Aprendizagem; Avaliação De Competências; Formação Profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )