SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número32Avaliação de Competências: o aperfeiçoamento profissional na área de enfermagemPráticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

SOARES, Tufi Machado; GENOVEZ, Silene Felizardo De Menezes  e  GALVAO, Ailton Fonseca. Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave 2001. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.32, pp.81-110. ISSN 0103-6831.

Apresenta-se uma análise do comportamento diferencial (DIF) dos itens de geografia, aplicados aos alunos da 4a série no Proeb-2001 nas diferentes regiões do Estado de Minas Gerais. Grosso modo, os resultados sugerem que itens relacionados a questões ambientais são mais fáceis para os alunos da região metropolitana de Belo Horizonte do que para os alunos do interior do Estado. Por outro lado, os itens que avaliam a relação entre o espaço urbano e o espaço rural são mais fáceis para os alunos do interior.

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Teoria Da Resposta Ao Item; Análise Do Comportamento Diferencial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )