SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue32Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4ª série avaliada no Proeb/Simave 2001El portafolio como práctica pedagógica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

GOMES, Suzana Dos Santos. Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.32, pp.111-144. ISSN 0103-6831.

Este texto apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa que objetivou identificar a relação existente entre a implementação de práticas de avaliação formativa e a formação continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados as observações dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos, em duas escolas de 3º ciclo da educação fundamental. As análises estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre formação de professores: Nóvoa (1992, 1995); Zeichner (1990, 1993, 2000), Schön (1992,  2000) e outros. A análise dos dados revelou que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada; produção de saberes, pelos professores, para compreensão e interpretação da prática; e, conseqüentemente, aperfeiçoamento do fazer docente de avaliação e intervenção pedagógica. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.

Keywords : Avaliação Da Aprendizagem; Professores; Formação Continuada; Saberes Docentes; Learning Assessment; Teachers; Continuing Education; Teachers’ Knowledge.

        · abstract in Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )