SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número32Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografia: estudo da 4ª série avaliada no Proeb/Simave 2001El portafolio como práctica pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

GOMES, Suzana Dos Santos. Práticas de Avaliação da Aprendizagem e sua Relação com a Formação Continuada de Professores no Cotidiano do Trabalho Escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2005, vol.16, n.32, pp.111-144. ISSN 0103-6831.

Este texto apresenta alguns resultados obtidos em uma pesquisa que objetivou identificar a relação existente entre a implementação de práticas de avaliação formativa e a formação continuada dos professores no cotidiano do trabalho escolar. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como fonte de dados as observações dos espaços-tempos coletivos dos professores, entrevistas e análises de documentos, em duas escolas de 3º ciclo da educação fundamental. As análises estão fundamentadas em autores considerados referência nas pesquisas sobre formação de professores: Nóvoa (1992, 1995); Zeichner (1990, 1993, 2000), Schön (1992,  2000) e outros. A análise dos dados revelou que as situações do cotidiano escolar oferecem contextos favoráveis à promoção de processos de formação continuada; produção de saberes, pelos professores, para compreensão e interpretação da prática; e, conseqüentemente, aperfeiçoamento do fazer docente de avaliação e intervenção pedagógica. Os resultados sugeriram, também, maior investimento nas ações de formação continuada nos espaços-tempos do cotidiano escolar a fim de que propostas docentes alternativas se efetivem na prática escolar.

Palabras clave : Avaliação Da Aprendizagem; Professores; Formação Continuada; Saberes Docentes; Learning Assessment; Teachers; Continuing Education; Teachers’ Knowledge.

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )