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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

RODRIGUES, Gisele Soncini  e  LARA, Angela Mara De Barros. Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricos. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.33, pp.89-104. ISSN 0103-6831.

Esta pesquisa é um estudo da organização das políticas educacionais destinadas à educação infantil brasileira da década de 1990, e que se estende até os dias atuais, no contexto das organizações multilaterais - especificamente o Banco Mundial. As propostas das organizações multilaterais, voltadas para as crianças pequenas dos países em desenvolvimento, não são as mesmas que as dos países desenvolvidos. Diante dessa disparidade, investigamos o documento oficial do Banco Mundial, Prioridades y Estrategias para la Educacion, de 1995, para entendermos que esses programas pautam-se no discurso da necessidade de atender à classe mais pobre, propondo programas de baixo custo. Mostramos que a educação pré-escolar se apresenta como uma função compensatória, pois se torna perceptível a prevalência do “cuidar” ao “educar”.

Palavras-chave : Educação Infantil; Banco Mundial; Eqüidade E Estado De Bem-Estar Social.

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