SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número33Avaliação das propostas do Banco Mundial para a Educação Infantil: influências e conseqüências nos países periféricosExtensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

GAMA, Zacarias Jaegger. Avaliação nos Ciclos de Formação: mudanças e novas direções nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.33, pp.105-118. ISSN 0103-6831.

O presente texto inscreve-se nas discussões que têm como objeto os ciclos de formação e a avaliação da aprendizagem de estudantes matriculados em escolas públicas, indagando sobre o que são, como se constituem, a que regras obedecem, que mudanças são introduzidas e que direções são estabelecidas pela Resolução SME nº 776/2003 aos ciclos e à avaliação educacional. Argumenta-se, por um lado, que tal resolução, além de ser uma reação conservadora, re-introduz elementos característicos do mais corrente neotecnicismo, e, por outro, que a retórica da SME leva-a a usar os conceitos de ciclo de formação e de aprendizagem como sinônimos e a retomar a pedagogia e a avaliação com referência a objetivos como elementos importantes, que parecem prenunciar um imediato processo de  monitoramento e avaliação do desempenho dos alunos, da ação docente e da gestão escolar.

Palavras-chave : Avaliação; Ciclos De Formação; Ciclos De Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )