SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

GATTI, Bernardete A.. Avaliação Institucional: processo descritivo, analítico ou reflexivo?. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.34, pp.07-14. ISSN 0103-6831.

Este artigo discute, de modo crítico, o modelo amplamente utilizado na avaliação institucional como um survey que gera dados quantitativos, analisados em relação a padrões pré-estabelecidos. Ressalta, ainda, que os procedimentos, nessas avaliações institucionais, têm um caráter muitas vezes genérico, os quais limitam os objetivos da própria avaliação, por gerarem valores numéricos que nem sempre refletem a múltipla realidade das universidades. A partir de considerações metavaliativas, o trabalho procura colocar o problema em termos de uma ação que considera a universidade na sua totalidade sociocultural, educacional, ética e científica;  dimensões que, no seu conjunto, muitas vezes são ignoradas. O artigo ressalta a necessidade de considerada a universidade na sua organicidade e, para atingir a essa finalidade, a sua avaliação deve considerar outros modelos, como os reflexivos-interpretativos e os reflexivos-participativos. Ao final, são feitas algumas colocações sobre a influência das dinâmicas sociais e dos contextos internos e externos em relação às universidades, que não são instituições endogênicas, e também é discutida a necessidade da formação de avaliadores especializados para essa área específica da avaliação institucional.

Palavras-chave : Avaliação; Avaliação Institucional; Modelos; Metavaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )