SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue34Avaliação Institucional: processo descritivo, analítico ou reflexivo?Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

ROSEMBERG, Fúlvia. Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.34, pp.15-42. ISSN 0103-6831.

O artigo descreve e analisa a produção, divulgação e interpretação de estatísticas educacionais desagregadas por cor/raça. Efetua um balanço dos principais instrumentos de coleta de estatísticas educacionais sob responsabilidade das duas principais instituições de coleta de estatísticas educacionais: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta empreitada, destaca a recente introdução do quesito cor/raça no Censo Escolar de 2005, apontando equívocos tanto nos objetivos perseguidos quanto nos procedimentos adotados. O argumento principal é que o Censo Escolar não constitui instrumento compatível com a unidade de coleta aluno/matrícula, que as instruções para o preenchimento da informação foram confusas e  desrespeitaram o direito de crianças e adolescentes de expressarem sua identidade étnico-racial.

Keywords : Estatísticas Educacionais; Inep; IBGE; Relações Raciais; Censo Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )