SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue34Vergonha e práticas avaliativasEfeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BONESI, Patrícia Góis  and  SOUZA, Nadia Aparecida De. Fatores que dificultam a transformação da avaliação na escola. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.34, pp.129-154. ISSN 0103-6831.

O presente trabalho teve por objetivo identificar os fatores que dificultam a prática avaliativa no interior da escola. O estudo criterioso dos dados coletados, em confronto com o referencial teórico, possibilitou constatar que os professores: a) têm grande dificuldade em diferenciar a avaliação da aprendizagem das ações de testar e medir, o que transforma o processo avaliativo em um momento estanque e frenador do processo ensino-aprendizagem; b) apresentam grande dificuldade em compreender a avaliação da aprendizagem em uma perspectiva diagnóstico-formativa, mas a mantém restrita a uma prática classificatória e sentenciosa, que pouco contribui para a progressão continuada do aluno na apropriação do saber; c) têm grande dificuldade em atuar coletivamente, respeitando as individualidades e balizando suas ações e intervenções pedagógicas nas necessidades e dificuldades manifestas pelos alunos; d) necessitam aprofundar-se teoricamente na temática, para melhor orientar as novas formas de avaliar, tornando o ato de avaliar mais participativo e dinâmico.

Keywords : Avaliação Da Aprendizagem; Prática Pedagógica; Formação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )