SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número34Fatores que dificultam a transformação da avaliação na escolaPortfólio: aproximando o saber e a experiência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SOARES, Tufi Machado  y  TEIXEIRA, Lucia Helena G.. Efeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.34, pp.155-186. ISSN 0103-6831.

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que procura avaliar a associação dos perfis dos diretores das escolas estaduais mineiras com os rendimentos dos alunos que participaram do Programa de Avaliação da Educação Básica do Sistema Mineiro de Avaliação Educacional - Proeb/Simave - 2002. A identificação dos perfis dos diretores, classificados a partir de três tendências na gestão escolar - a gerencial, a tradicional e a democrática -, realizada com a utilização de métodos baseados em estatísticas multivariadas, como análise fatorial e análise de agrupamentos, constituiu o objetivo principal de um estudo anterior, a partir do qual foi possível aprofundar as reflexões aqui desenvolvidas, buscando associar aqueles resultados com os dados relativos à proficiência dos alunos obtidos através do Proeb. Utilizando técnicas de regressão hierárquica, os  resultados  sugerem uma associação do diretor, caracterizado como plenamente democrático,  com uma maior proficiência em Língua Portuguesa do aluno da escola.

Palabras clave : Gestão Escolar; Perfis Dos Diretores; Análise Multivariada; Modelos Hierárquicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )