SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue35Construindo sistemas de controle em escolas urbanasO que dizem os alunos sobre a Avaliação Escolar author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

RUY, Raquel Calil  and  SOUZA, Nadia Aparecida De. Avaliação Formativa no Ensino Fundamental II: possibilidades da atuação docente. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.35, pp.49-68. ISSN 0103-6831.

A avaliação formativa pressupõe a utilização de informações coletadas pelos professores para regular as aprendizagens em curso. Ela traz, portanto, em seu bojo a compreensão do valor pedagógico do erro. O objetivo deste estudo foi compreender como vem sendo desenvolvida a avaliação formativa, referenciando-se na abordagem do erro e na conseqüente regulação das aprendizagens. Para o desenvolvimento dessa pesquisa elegeu-se a abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso etnográfico. A averiguação foi realizada em uma escola da rede particular de ensino, em bairro próximo à região central de Londrina, Paraná. Participaram da investigação cinco professores que atuam nas áreas de Ciências, Geografia e História, do Ensino Fundamental II. Para a realização desta pesquisa foram efetivados: observação participante, entrevista semi-estruturada, além do estudo aprofundado do referencial teórico e documental. As informações obtidas foram agrupadas por unidades de significação e orientaram o delineamento das categorias de análise. O estudo dos dados revelou que os professores vêm implementando práticas avaliativas formativas, porque compromissadas com a progressão do aluno no sentido do domínio das aprendizagens em curso. O erro, portanto, assume função pedagógica, balizando e orientando o trabalho docente, ao sinalizar para as inconcretudes e inacabamentos ainda presentes no processo de aprendizagem.

Keywords : Avaliação Da Aprendizagem; Erro Construtivo; Formação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )