SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número35O que dizem os alunos sobre a Avaliação EscolarEstudo sobre o viés de itens em testes de rendimento: uma retrospectiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

SOUSA, Clarilza Prado De. Avaliação de Instituições de Ensino Superior: discutindo a necessidade de diretrizes metodológicas e estratégias de implantação. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.35, pp.103-114. ISSN 0103-6831.

A auto-avaliação institucional de uma universidade, tal como foi proposta pela Lei n. 10 861, de 14 de abril de 2004, que cria o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes -, é, sem dúvida, uma atividade extremamente significativa e permite à instituição não somente ter um diagnóstico de sua trajetória como também  reafirmar sua identidade social. As diretrizes estabelecidas no documento Bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior,  elaborado pelo Ministério da Educação,  procura abranger diferentes e complexas dimensões de análise. Este texto procura discutir diretrizes metodológicas que poderiam ser  consideradas em um plano de implantação da auto-avaliação, a ser proposto pelo Coordenação Nacional de Avaliação do Ensino Superior do Ministério da Educação.

Palabras clave : Auto-Avaliação Institucional; Implantação De Auto-Avaliação; Metodologia De Auto-Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )