SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue35Avaliação de Instituições de Ensino Superior: discutindo a necessidade de diretrizes metodológicas e estratégias de implantaçãoPráticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Estudo sobre o viés de itens em testes de rendimento: uma retrospectiva. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.35, pp.115-134. ISSN 0103-6831.

O texto retrata a origem dos estudos sistemáticos que abordam a temática dos vieses dos itens e dos testes educacionais, ressaltando os procedimentos mais freqüentemente utilizados em tal atividade. Destaca o conceito do termo funcionamento diferencial do item (DIF), caracterizando-o como adverso ou benigno a um determinado grupo demográfico. Além do mais, enfatiza a existência do DIF uniforme ou consistente e do DIF não-uniforme ou inconsistente. Por fim, destaca a idéia central: a presença do DIF é um fator de injustiça à atividade de avaliação educacional.

Keywords : Testes De Rendimento; Funcionamento Diferencial Do Item (DIF); Avaliação Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )