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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Estudo sobre o viés de itens em testes de rendimento: uma retrospectiva. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.35, pp.115-134. ISSN 0103-6831.

O texto retrata a origem dos estudos sistemáticos que abordam a temática dos vieses dos itens e dos testes educacionais, ressaltando os procedimentos mais freqüentemente utilizados em tal atividade. Destaca o conceito do termo funcionamento diferencial do item (DIF), caracterizando-o como adverso ou benigno a um determinado grupo demográfico. Além do mais, enfatiza a existência do DIF uniforme ou consistente e do DIF não-uniforme ou inconsistente. Por fim, destaca a idéia central: a presença do DIF é um fator de injustiça à atividade de avaliação educacional.

Palavras-chave : Testes De Rendimento; Funcionamento Diferencial Do Item (DIF); Avaliação Educacional.

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