SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número35Estudo sobre o viés de itens em testes de rendimento: uma retrospectivaCursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Magistrados: suficiências e insuficiências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

BERBEL, Neusi Aparecida Navas; OLIVEIRA, Cláudia Chueire De  y  VASCONCELLOS, Maura Maria Morita. Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicos. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.35, pp.135-158. ISSN 0103-6831.

Este artigo relata parte de uma investigação acerca da avaliação da aprendizagem em licenciaturas, por meio da Metodologia da Problematização. O foco da problematização foram as práticas avaliativas positivas de 48 docentes indicados por alunos em pesquisa anterior. Buscou-se saber que fatores explicam tais práticas avaliativas e que lições podem ser delas extraídas, referentes aos aspectos didático-pedagógicos. Nas entrevistas, dois grupos de aspectos foram verificados: os que revelam os sinais de mudança da prática avaliativa e as modalidades de avaliação praticadas, em suas combinações e características. As lições extraídas da análise, com apoio na literatura, valorizam: práticas que privilegiam a orientação e o acompanhamento dos alunos visando ao aprendizado destes; a indissociabilidade entre a avaliação e a metodologia de ensino, e a prática de avaliação vinculada a um alto nível de exigência. Evidenciou-se também que um movimento de continuidade/ruptura nos processos de avaliação os aproximam da avaliação formativa.

Palabras clave : Avaliação Da Aprendizagem; Práticas Avaliativas Positivas; Ensino Superior; Metodologia Da Problematização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )