SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número35Práticas avaliativas consideradas positivas por alunos do Ensino Superior: aspectos didático-pedagógicosPortfólio: uma alternativa para o gerenciamento das situações de ensino e aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

LEITE, Raimundo Helio; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira  y  GURGEL, Carmesina Ribeiro. Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Magistrados: suficiências e insuficiências. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.35, pp.159-186. ISSN 0103-6831.

O objetivo deste artigo é mostrar a contribuição  dos cursos de aperfeiçoamento e de especialização de magistrados, ministrados pela Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), no período de 1995 a 2002. Utilizou-se uma entrevista semi-estruturada e o  universo constituiu-se de 522 alunos que freqüentaram os cursos estudados, tendo sido retirada uma amostra de 60 participantes, proporcional ao tamanho da cada turma, representando 11,5% do universo. Foi utilizado  o método fenomenológico de Edmund Husserl (1990), especialmente  a redução fenomenológica que identificou a contribuição que os cursos deram para a formação dos magistrados. As falas apontam contribuição para a formação dos participantes, ao lado de insuficiências.

Palabras clave : Avaliação; Magistrados; Método Fenomenológico; Aperfeiçoamento Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )