SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número35Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento de Magistrados: suficiências e insuficiências índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

ARAUJO, Zilda Rossi  y  ALVARENGA, Georfravia Montoza. Portfólio: uma alternativa para o gerenciamento das situações de ensino e aprendizagem. Est. Aval. Educ. [online]. 2006, vol.17, n.35, pp.187-210. ISSN 0103-6831.

Este artigo é resultado de estudos e pesquisas realizados em um curso superior de formação de professores de uma instituição pública do Paraná. Buscou-se conhecer e compreender a utilização do portfólio como ferramenta para monitoramento do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, fez-se o acompanhamento sistemático da aplicação da ferramenta de avaliação. O estudo configurou-se numa perspectiva qualitativa e foi desenvolvido com base nos dados coletados dos portfólios dos alunos que, após analisados, permitiram compreender o impacto das atividades propostas e a eficácia das práticas avaliativas inovadoras.

Palabras clave : Portfólio; Ensino; Aprendizagem; Avaliação Qualitativa; Cotidiano Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )