SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Avaliação da aprendizagem na Era da Informação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

MENDES, Valdelaine. Participação da sociedade na definição dos rumos da Escola Pública: manter ou eliminar a reprovação?. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.36, pp.07-30. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem como objetivo analisar as conseqüências da participação da sociedade em uma política pública para a conservação ou modificação das formas de organização do ensino. A política pública analisada - Constituinte Escolar: escola democrática e popular - tinha como propósito contar com a participação da sociedade na definição de princípios e diretrizes da educação para a rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. O estudo demonstrou  que todo o processo de participação criou condições para a reflexão sobre a organização do ensino na rede estadual, porém isso não foi suficiente para produzir alterações mais significativas nas rotinas escolares.

Palabras clave : Participação; Política Pública; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )