SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue36Participação da sociedade na definição dos rumos da Escola Pública: manter ou eliminar a reprovação?Avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito Federal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

RUIZ, Adriano Rodrigues. Avaliação da aprendizagem na Era da Informação. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.36, pp.31-42. ISSN 0103-6831.

Neste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz.

Keywords : Avaliação De Aprendizagem; Tecnologias De Comunicação E Informação; Paciência Para Aprender.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )