SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Participação da sociedade na definição dos rumos da Escola Pública: manter ou eliminar a reprovação?Avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito Federal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

RUIZ, Adriano Rodrigues. Avaliação da aprendizagem na Era da Informação. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.36, pp.31-42. ISSN 0103-6831.

Neste artigo, tendo como pano de fundo as possibilidades abertas pelas tecnologias de comunicação e informação, situamos a avaliação de aprendizagem como importante recurso para a formação de hábitos intelectuais despertos para relações criativas na busca de conhecimentos. Apontamos a necessidade de que a avaliação, nos contratos didáticos em construção, seja re-significada a partir de olhares atentos à paciência para aprender, ao zelo em distanciar-se da massificação, ao desapego às respostas, ao olhar carinhoso às perguntas e à multiplicidade de opções na escolha de caminhos para aprendizagens. A atitude curiosa e paciente diante do não-conhecido se transformaria na mais rica indicação dos progressos vividos por um aprendiz.

Palavras-chave : Avaliação De Aprendizagem; Tecnologias De Comunicação E Informação; Paciência Para Aprender.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )