SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue36Avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito FederalAvaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

STAINLE, Marlizete Cristina Bonafini  and  SOUZA, Nadia Aparecida De. Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.36, pp.63-74. ISSN 0103-6831.

A Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem assume um papel nodal. Assim, faz-se necessário compreender os processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam. Atingir o objetivo proposto demandou a realização de pesquisa qualitativa - estudo de caso etnográfico - em uma escola particular situada em Londrina e reconhecida como referência pelo trabalho que desenvolve. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. Os dados analisados revelaram que: a) os professores fundamentam sua atuação em princípios construtivistas; assim, as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção de conhecimentos; b) as práticas avaliativas priorizam o acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando constatadas dificuldades de aprendizagem; c) os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no sentido dos domínios visados.

Keywords : Avaliação Da Aprendizagem; Docência; Formação De Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )