SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Avaliação no Bloco Inicial de Alfabetização no Distrito FederalAvaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

STAINLE, Marlizete Cristina Bonafini  y  SOUZA, Nadia Aparecida De. Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação Infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.36, pp.63-74. ISSN 0103-6831.

A Educação Infantil vem se afastando das marcas assistencialistas que a caracterizaram por longa data para assumir seu papel no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Em face das alterações, a avaliação da aprendizagem assume um papel nodal. Assim, faz-se necessário compreender os processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvidos na Educação Infantil, pela identificação, descrição e análise das concepções e práticas que os direcionam. Atingir o objetivo proposto demandou a realização de pesquisa qualitativa - estudo de caso etnográfico - em uma escola particular situada em Londrina e reconhecida como referência pelo trabalho que desenvolve. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante e análise documental. Os dados analisados revelaram que: a) os professores fundamentam sua atuação em princípios construtivistas; assim, as atividades de ensino enfatizam o desenvolvimento da criança e a construção de conhecimentos; b) as práticas avaliativas priorizam o acompanhamento constante das atividades em curso e o apoio permanente, quando constatadas dificuldades de aprendizagem; c) os professores exercitam, predominantemente, práticas avaliativas com intenção formativa que contribuem para a regulação das aprendizagens em curso, no sentido dos domínios visados.

Palabras clave : Avaliação Da Aprendizagem; Docência; Formação De Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )