SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Avaliação Formativa e o Processo de Ensino/Aprendizagem na Educação InfantilPropostas para mensurar o grau de não-casualidade em avaliações objetivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

PERES-DOS-SANTOS, Luiz Francisco Bastos  e  LAROS, Jacob Arie. Avaliação da prática pedagógica do professor de Ensino Superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.36, pp.75-96. ISSN 0103-6831.

O presente artigo descreve o processo de construção de um instrumento especificamente desenvolvido para avaliar a prática pedagógica do professor de ensino superior. O instrumento foi elaborado a partir de um modelo teórico construído com base na literatura recente sobre a temática da avaliação do professor pelos alunos. Depois da execução de três estudos-piloto o instrumento foi aplicado em uma instituição de ensino superior em Brasília, e envolveu alunos de 654 turmas e 227 professores. Exclusão dos casos com dupla  marcação de itens e com valores omissos resultou numa base de dados com 14.951 observações. Análise fatorial dos dados revelou a existência de dois fatores: “relacionamento professor-aluno” (7 itens, α = 0.96) e “prática de ensino” (9 itens, α = 0,97). O instrumento construído tem-se revelado um elemento promissor no processo de melhoria da qualidade da prática pedagógica em sala de aula.

Palavras-chave : Análise Fatorial; Avaliação Do Professor Pelo Aluno; Construção De Instrumentos; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )