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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

VIALI, Lorí  y  BITTENCOURT, Hélio Radke. Propostas para mensurar o grau de não-casualidade em avaliações objetivas. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.36, pp.97-114. ISSN 0103-6831.

Neste texto são introduzidos três índices para avaliar o grau de não-casualidade em provas compostas unicamente por questões objetivas de múltipla escolha. Esse tipo de prova é largamente utilizado em concursos de todo tipo, sendo que uma das principais utilizações se dá em vestibulares, ou seja, em concursos destinados aos candidatos a vagas nas universidades brasileiras, sejam elas públicas ou privadas. Em provas objetivas, o número de acertos casuais pode ser previsto pelo Modelo Probabilístico Binomial significando que, mesmo para alunos que respondam todas as questões a esmo, existe um número esperado de acertos. A título de ilustração serão utilizados os resultados dos últimos oito anos do concurso vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados mostram que os índices são indicadores capazes de medir a distância do número de acertos do grupo de vestibulandos em relação ao número esperado de acertos casuais.

Palabras clave : Acerto Casual; Provas Objetivas; Avaliação.

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