SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Administrando a Escassez nas Instituições Federais de Ensino SuperiorAvaliação da Aprendizagem: a construção de uma proposta em Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

OLIVEIRA, Isabella Bandeira et al. Avaliação  das  percepções  e  expectativas  de  Bacharelandos  em  Biologia: perfil  e  regulamentação  profissional. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.36, pp.167-180. ISSN 0103-6831.

A avaliação da qualidade do ensino superior exige muito mais do que um teste dos conhecimentos “técnicos” socializados durante a graduação. É fundamental que o graduado saiba exatamente onde atuar, como seu perfil profissional se encontra regulamentado e o que lhe é permitido ou não desempenhar. Neste contexto, realizamos uma pesquisa com bacharelandos em Ciências Biológicas de três instituições de ensino superior de Recife, para avaliar suas percepções em relação ao mercado de trabalho, área de atuação e regulamentação da profissão. Observamos que a grande maioria desconhece seu perfil de atuação, e confunde as competências dos biólogos com as de outros profissionais. Há um bom conhecimento sobre o órgão regulamentador, mas a imensa maioria desconhece o piso salarial mínimo da categoria. Questionados sobre a motivação para a escolha do curso, a resposta mais freqüente foi “desenvolver pesquisa”, e a carreira de pesquisador é a principal meta dos graduandos entrevistados. Sugere-se a inserção de temas relacionados à regulamentação da profissão do biólogo, com ênfase em legislação e ética, em disciplinas específicas ou atividades complementares ao longo do curso, para aperfeiçoar a formação acadêmica percebida.

Palavras-chave : Avaliação; Graduando; Mercado; Atuação; Regulamentação; Biólogos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )