SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número36Avaliação das percepções e expectativas de Bacharelandos em Biologia: perfil e regulamentação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

GORINI, Maria Augusta Gebara  e  SOUZA, Nadia Aparecida De. Avaliação da Aprendizagem: a construção de uma proposta em Educação Física. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.36, pp.181-193. ISSN 0103-6831.

Visando a orientar um novo fazer avaliativo e enunciar alternativas para o profissional da disciplina de Ginástica Rítmica na construção de uma prática avaliativa que assuma a função de subsidiar os processos de ensino e aprendizagem, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo, desenvolveu-se pesquisa participante com 35 alunos da disciplina de Ginástica Rítmica do Curso de Graduação em Educação Física da UEL. Os procedimentos de pesquisa envolveram o estudo e análise de: referencial teórico e documental, representações simbólicas feitas pelos alunos, observações diretas, questionários e os procedimentos avaliativos implementados. A avaliação se efetivou de maneira a favorecer que as aprendizagens ocorressem e contribuíssem para o bom desempenho dos alunos. Assim, promoveram-se as condições para uma reflexão que proporcionou: a identificação e superação das dificuldades encontradas; o acolhimento de uma nova concepção de avaliação, entendida como informativa e subsidiária do ensinar e do aprender; a apropriação de conhecimentos indispensáveis à formação do futuro educador; a aproximação entre teoria e prática; a assunção, pelo aluno, de seu papel de co-responsável pelo curso de suas aprendizagens, dentre outros.

Palavras-chave : Avaliação Da Aprendizagem; Formação Docente; Profissional Reflexivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )