SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue37Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externaAplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

BESSA, Nicia M.. Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.37, pp.115-156. ISSN 0103-6831.

Por muitos anos, o conceito de validade e a metodologia de validação da interpretação dos resultados, obtidos pelos examinandos em provas educacionais, evoluíram no sentido de uma incorporação de princípios e de métodos da psicologia cognitiva. Neste artigo, essa evolução é abordada como uma contínua discussão de temas, e como uma sucessão de linhas de investigação relevantes para a consolidação de uma teoria da validade e de uma metodologia de caráter científico. Ao focalizar desdobramentos mais recentes desse processo, trata-se com especial atenção o trabalho de pesquisadores que procuram estabelecer uma fundamentação adequada para uma nova metodologia de construção de testes, na qual os estudos sobre a validade de constructo são introduzidos no planejamento e no desenvolvimento da prova. Nessa perspectiva, são examinados problemas concernentes  à validação, tanto nas provas educacionais produzidas artesanalmente, como nas geradas por programas de computador.

Keywords : Psicologia Cognitiva; Metodologia De Testes; Validade; Validade De Constructo; Processo De Validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )