SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número37Opiniões de Professores sobre um Curso de Formação Profissional Presencial com Emprego de Multimídias: lições aprendidas por meio da avaliação externaAplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao Item índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

BESSA, Nicia M.. Validade: o conceito, a pesquisa, os problemas de provas geradas pelo computador. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.37, pp.115-156. ISSN 0103-6831.

Por muitos anos, o conceito de validade e a metodologia de validação da interpretação dos resultados, obtidos pelos examinandos em provas educacionais, evoluíram no sentido de uma incorporação de princípios e de métodos da psicologia cognitiva. Neste artigo, essa evolução é abordada como uma contínua discussão de temas, e como uma sucessão de linhas de investigação relevantes para a consolidação de uma teoria da validade e de uma metodologia de caráter científico. Ao focalizar desdobramentos mais recentes desse processo, trata-se com especial atenção o trabalho de pesquisadores que procuram estabelecer uma fundamentação adequada para uma nova metodologia de construção de testes, na qual os estudos sobre a validade de constructo são introduzidos no planejamento e no desenvolvimento da prova. Nessa perspectiva, são examinados problemas concernentes  à validação, tanto nas provas educacionais produzidas artesanalmente, como nas geradas por programas de computador.

Palavras-chave : Psicologia Cognitiva; Metodologia De Testes; Validade; Validade De Constructo; Processo De Validação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )