SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número37Aplicação de um Modelo de Desdobramento Graduado Generalizado - GGUM da Teoria da Resposta ao ItemEstudo Metavaliativo do Processo de Auto-avaliação em uma Instituição de Educação Superior no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

MARCHELLI, Paulo Sérgio. O Sistema de Avaliação Externa dos Padrões de Qualidade da Educação Superior no Brasil: considerações sobre os indicadores. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.37, pp.189-216. ISSN 0103-6831.

Este trabalho aborda o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e analisa as diretrizes conceituais e o instrumento metodológico utilizados para avaliação externa. O método de análise corresponde ao estabelecimento de comparações entre o sistema adotado pelo Brasil e por outros países cujos padrões de qualidade em educação superior são internacionalmente reconhecidos. É enfocada a estrutura da matriz das dimensões de avaliação externa do Sinaes, detalhando-se os critérios utilizados para a atribuição de conceitos aos indicadores da Titulação, Regime de Trabalho e Publicações do Corpo Docente. Como principal conclusão, o estudo apresenta as razões pelas quais os referidos critérios precisam ser reconsiderados, mostrando seus pontos falhos e apontando caminhos para seu aperfeiçoamento.

Palabras clave : Avaliação Da Educação Superior; Políticas De Qualidade; Indicadores De Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )