SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue38Avaliação do rendimento em matemática nas escolas do Paraná: estudo descritivo da prova da 4ª e 8ª séries do ensino fundamentalDesempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

ROSA-SILVA, Patrícia De Oliveira  and  LORENCINI JUNIOR, Álvaro. Análise das reflexões de uma professora de ciências do ensino fundamental sobre avaliação escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.38, pp.111-136. ISSN 0103-6831.

Este trabalho enfoca as idéias reflexivas sobre avaliação escolar de uma professora de Ciências do Ensino Fundamental no desenvolvimento de uma parceria colaborativa na escola. O processo de parceria envolveu uma estratégia de intervenção reflexiva denominada autoscopia trifásica, simulando uma “sala de espelhos” (Schön, 2000), que levou a professora a refletir nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois da aplicação da prova com consulta aos alunos da 7ª série. Como referencial teórico, utilizamos o conceito de prática reflexiva de Donald Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que a avaliação escolar é um tema do currículo que lhe permite reconsiderar ações, a fim de promover mudanças, se necessárias ou oportunas na sua prática educativa.

Keywords : Ensino De Ciências; Formação Continuada; Avaliação Escolar; Reflexão Sobre A Prática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )