Estudos em Avaliação Educacional
Print version ISSN 0103-6831
Abstract
SANTANA, Eurivalda Ribeiro Dos Santos; CAZORLA, Irene Mauricio and CAMPOS, Tânia Maria Mendonça. Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivas. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.38, pp.137-152. ISSN 0103-6831.
Este trabalho teve como objetivo fazer um diagnóstico do desempenho de estudantes na solução de problemas das estruturas aditivas de uma mesma classe, porém em diferentes situações, utilizando a linguagem pictórica e outras representações do conceito de número. Foram sujeitos da pesquisa 1.021 estudantes de escolas públicas, que estavam cursando o 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, de seis municípios do sul da Bahia. Foi aplicado um instrumento composto por 17 situações-problema que envolviam as operações de adição e subtração. Os estudantes resolveram mais facilmente os problemas quando as situações utilizavam a linguagem natural, e todos os componentes do problema estavam explícitos. A introdução da representação figural, a ausência dos componentes do problema, a escolha pelo estudante desses componentes, a procura da resposta dentre os números apresentados e o significado do número, como medida no contexto espacial, têm um impacto negativo no desempenho. Esses resultados indicam que situações que envolvem essas representações não são trabalhadas pelos professores, mostrando a necessidade de sua ampliação em sala de aula, a fim de desenvolver plenamente esse campo conceitual.
Keywords : Estruturas Aditivas; Situações; Representações; Estudo Diagnóstico.