SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue38Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivasDesafios para as políticas municipais de cobertura da educação infantil, fundamental e de jovens e adultos no estado do Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

NUNES, Lina Cardoso. O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.38, pp.153-170. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem por objetivo relatar a experiência proposta em uma disciplina de mestrado em educação, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, de caráter presencial, por um professor-pesquisador, preocupado com uma prática pedagógica que viabilize a articulação dos processos de ensinar, aprender e avaliar, para a construção de um hipertexto. Foi sugerida, aos alunos, a elaboração do portfólio digital, que seria entregue ao final do semestre, na perspectiva de implementar uma modalidade alternativa de avaliar que pudesse ser aplicada em disciplinas presenciais e a distância. Coerente com os conteúdos da disciplina e fundamentado na possibilidade da produção de um hipertexto, o portfólio digital, constituiu uma alternativa valiosa para o processo de aprender-ensinar-avaliar.

Keywords : Portfólio; Avaliação; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )