SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número38Desempenho de estudantes em diferentes situações no campo conceitual das estruturas aditivasDesafios para as políticas municipais de cobertura da educação infantil, fundamental e de jovens e adultos no estado do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

NUNES, Lina Cardoso. O Portfólio na avaliação da aprendizagem no ensino presencial e a distância: a alternativa hipertextual. Est. Aval. Educ. [online]. 2007, vol.18, n.38, pp.153-170. ISSN 0103-6831.

Este artigo tem por objetivo relatar a experiência proposta em uma disciplina de mestrado em educação, vinculada à linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação, de caráter presencial, por um professor-pesquisador, preocupado com uma prática pedagógica que viabilize a articulação dos processos de ensinar, aprender e avaliar, para a construção de um hipertexto. Foi sugerida, aos alunos, a elaboração do portfólio digital, que seria entregue ao final do semestre, na perspectiva de implementar uma modalidade alternativa de avaliar que pudesse ser aplicada em disciplinas presenciais e a distância. Coerente com os conteúdos da disciplina e fundamentado na possibilidade da produção de um hipertexto, o portfólio digital, constituiu uma alternativa valiosa para o processo de aprender-ensinar-avaliar.

Palavras-chave : Portfólio; Avaliação; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )