SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número39Avaliação e qualidade na educação superior: tendências na literatura e algumas implicações para o sistema de avaliação brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831

Resumen

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim; MELCHIORI, Lígia Ebner  y  VALLE, Tânia Gracy Martins do. Crianças Contaminadas por Chumbo: estudo comparativo sobre desempenho escolar. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.39, pp.155-183. ISSN 0103-6831.

Pesquisas mostram que a presença de metais, acima dos níveis permitidos pela legislação, representa riscos para a saúde humana. Crianças são mais vulneráveis aos efeitos do chumbo, que pode causar rebaixamento permanente da inteligência e outros distúrbios associados, como baixo desempenho escolar. O objetivo do estudo foi avaliar o rendimento escolar de crianças contaminadas por chumbo, comparando-o com o daquelas que não estavam contaminadas. Participaram três grupos com 25 crianças cada, de seis a treze anos; o Grupo 1, com crianças contaminadas por chumbo; o Grupo 2, com crianças com chumbo zero comprovado, embora residentes no local da contaminação; e o Grupo 3, com crianças de um bairro com características sociodemográficas semelhantes às do local da contaminação, porém, sem contaminação comprovada. Para a avaliação do rendimento escolar, utilizou-se o Teste de Desempenho Escolar - TDE. Os resultados mostraram melhor desempenho para o Grupo 2 (não contaminadas) e pior para o Grupo 1 (contaminadas).

Palabras clave : Contaminação por Chumbo; Teste de Desempenho Escolar; Rendimento Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués