SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue40A narrativa instrumental da qualidade na educaçãoUma análise da relação entre os conceitos Enade e IDD author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

VIDAL, Eloísa Maia  and  FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Avaliação da aprendizagem e política educacional: desafios para uma nova agenda. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.40, pp.223-246. ISSN 0103-6831.

Este trabalho analisa os resultados do Saeb no decênio 1995-2005, período correspondente a seis aplicações desse exame nacional. A análise objetivou discutir os significados que os indicadores produzidos pelo Saeb permitem extrair sobre a aprendizagem discente no ensino brasileiro, bem como suas implicações na definição de uma agenda política que vise a assegurar o direito à educação, compreendido como o direito de aprender. A reflexão parte do desempenho escolar cearense, analisando-o à luz da situação do Nordeste e do Brasil no período assinalado. Os indicadores revelam que é incipiente a aprendizagem discente na educação básica pública. O Ceará tem envidado esforços com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino alinhado à orientação do MEC, fazendo-se necessário o delineamento de caminhos próprios. A reflexão destaca que a melhoria do ensino está para além do esforço individualizado e abnegado dos docentes, ressaltando o repensar dos rumos da agenda educativa para os próximos anos como um passo ainda necessário para que o direito à educação não seja um privilégio de poucos.

Keywords : Política Educacional; Avaliação da Aprendizagem; Direito à Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )