SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue40Uma análise da relação entre os conceitos Enade e IDDPosturas docentes em cursos de formação de professores em serviço: é possível transformá-las no curto prazo? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

LAROS, Jacob Arie  and  MARCIANO, João Luiz Pereira. Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.40, pp.263-278. ISSN 0103-6831.

Na Psicologia e áreas afins, está aumentando a consciência de que o pressuposto da independência das observações da regressão tradicional nem sempre é refletido pela realidade. O objetivo deste artigo é ilustrar a análise multinível, uma alternativa à regressão tradicional, usando um banco de dados de acesso público: o NELS:88 (National Educational Longitudinal Study). NELS:88 é uma pesquisa conduzida pelo Ministério da Educação dos Estados Unidos com o propósito de identificar o efeito de variáveis socioeconômicas e escolares sobre o desempenho educacional. O banco contém dados de 21.580 alunos da oitava série do ensino fundamental, provenientes de 1.003 escolas. Nessa pesquisa, foi aplicado um teste de Matemática, acompanhado por um questionário sobre características socioeconômicas e culturais dos alunos. Pode-se concluir que o banco de dados NELS:88 é muito adequado para ilustrar, de forma prática, como funciona uma análise multinível.

Keywords : Análise Multinível; Modelo Hierárquico Linear; Correlação Intraclasse; NELS:88.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )