SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue40Análise multinível aplicada aos dados do NELS:88Prestígio escolar e composição de turmas: explorando a hierarquia em redes escolares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831

Abstract

DAVIS, Claudia; ESPOSITO, Yara Lúcia; NUNES, Marina Muniz Rossa  and  NUNES, Cesar Augusto Amaral. Posturas docentes em cursos de formação de professores em serviço: é possível transformá-las no curto prazo?. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.40, pp.279-303. ISSN 0103-6831.

O presente artigo tem por objetivo analisar e discutir o processo de mudanças em posturas docentes em alunos-professores que participaram de um programa de formação pedagógica superior durante o exercício do magistério. O estudo envolveu 1131 alunos-professores (inclusive de educação infantil) que participaram do PEC-Município 2ª edição, sempre que eles forneceram todas as informações necessárias às análises aqui empreendidas. Dois instrumentos foram empregados para coletar os dados: simulações que envolviam três posturas docentes e um questionário que buscava caracterizar os alunos-participantes, por meio de uma série de questões fechadas. A coleta deu-se em duas etapas: no início do curso (junho de 2006) e ao seu final (dezembro de 2007). Os dados de entrada e saída foram comparados, mostrando que 75% dos alunos-professores obtiveram avanços significativos em relação aos aspectos estudados. Os principais fatores que interferiram nos resultados foram o ponto de partida (grupo ou “clusters” formados no pré-teste), a atuação profissional e o pólo (universidade) a que os participantes estavam vinculados. Mudanças de postura ocorreram, sobretudo no grupo que se mostrou inicialmente mais despreparado e com perfis docentes bem distantes dos pretendidos pelo PEC-Município 2ª edição. Essa alteração substancial de cenário deveu-se, em parte, ao patamar de entrada desses participantes, que enfrentavam em suas rotinas de trabalho condições efetivamente menos favoráveis do que os demais, mostrando a importância da eqüidade nos programas de capacitação, notadamente quando se esperam mudanças não apenas de ordem cognitiva, mas também na forma de sentir e agir.

Keywords : Posturas Docentes; Capacitação em Serviço; Eqüidade; PEC-Município 2ª Edição.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )