SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número41O efeito da escola básica brasileiraPaic: o pioneirismo no processo de avaliação municipal com autonomia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831

Resumo

MOREIRA NETO, José Gonçalves. Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Est. Aval. Educ. [online]. 2008, vol.19, n.41, pp.407-431. ISSN 0103-6831.

Este artigo apresenta os resultados do sistema de indicadores desenvolvido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) para o acompanhamento do Programa de Educação para a Diversidade e Cidadania (Programa PPA 1377), no período de 2002 a 2006. Foram utilizadas como fontes primárias de dados o Censo Escolar da Educação Básica, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com base na análise dos resultados, foi possível constatar a diminuição gradativa da desigualdade educacional nos diversos públicos que compõem o tema diversidade (indígenas, população do campo, pobres, negros e mulheres), impulsionada principalmente pela evolução de indicadores educacionais relacionados à conclusão do ensino médio e pela freqüência ao ensino médio e superior.

Palavras-chave : Desigualdades Educacionais; Avaliação; Políticas Públicas; Dados Estatísticos; Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )